NOSSOS SERVIÇOS
GESTÃO OPERACIONAL
GESTÃO DE PROCESSOS
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GESTÃO DA QUALIDADE
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Tempo Padrão
A partir do "nascimento" de um produto, o Cadastro de Engenharia é o registro de todos os componentes de um produto (Lista de Materiais, com especificações e quantidades) e dos processos necessários para a obtenção deste produto (Roteiros de Produção, com o fluxo de operações e respectivos tempos de produção de cada item). Como referência para quantificar e controlar todos os processos produtivos, custo dos produtos e planejar a produção, o objetivo é determinar e/ou revisar o Tempo Padrão (Tempo de Ciclo + Fadiga). [Tempo Padrão] Controle de OEE Do inglês "Overall Equipment Effectiveness", a Eficácia Global do Equipamento representa a real capacidade que um equipamento ou processo tem de produzir peças boas em um determinado período de tempo. Este é resultado da multiplicação de três fatores de perdas que são considerados durante a produção: Disponibilidade: representam as perdas por "paradas" não previstas durante o período em que todos os recursos necessários para a produção estavam disponíveis; Performance: representam as perdas de "velocidade" enquanto um equipamento e/ou processo esteve produzindo; Qualidade: representam as perdas de "qualidade" (sucata e/ou retrabalho) ocorridas durante uma determinada produção. [Controle de OEE] GESTÃO DA DEMANDA
Análise de Capacidade
Consiste em determinar a capacidade real e atual de determinado equipamento e/ou processo através de um Carga Máquina, uma matriz (MS Excel) objetiva e de fácil visualização que considera todos os produtos, as máquinas/processos, o tempo padrão, a demanda (takt time), o OEE e a disponibilidade de trabalho (turnos). Como resultado, é possível identificar os "gargalos" da produção e realizar uma programação da produção mais assertiva. [Análise de Capacidade] Nivelamento da Demanda Dentro do conceito de "Torre de Controle", o objetivo é trazer para o departamento de PCP (o "cérebro"), no menor espaço de tempo possível, a visibilidade de toda a cadeia produtiva. Além disso, também objetivamos a colaboração com os clientes na busca por um melhor nivelamento da demanda futura (antecipar ou postergar pedidos), minimizando assim os "picos" e "vales" previstos na demanda. Kanban Ferramenta adequada para a programação "automática" de estoques, o Kanban deve ser utilizado onde a produção é destinada aos estoques, em produtos de baixo custo e é normalmente aplicado onde a demanda é menor do que a capacidade. O Kanban é considerado um "desperdício", pois eleva pontualmente os custos de estoque. Entretanto, o seu benefício é financeiramente compensado através de um menor Lead Time e pela facilitação de programação da produção. [Kanban] Planejamento de Estoques A partir da Gestão da Demanda é possível a otimização dos inventários (estoque de matéria-prima, e de produtos em processos, acabados e em trânsito), proporcionando uma significativa melhoria no Fluxo de Caixa da empresa. [Planejamento de Estoques] |
Análise e Solução de Problemas
Os processos são meios (causas) destinados a se atingir determinados fins (efeitos). Controlar um processo significa detectar os parâmetros e/ou resultados que saíram fora do "esperado" (desvio de um padrão preestabelecido). Após a detecção de resultados indesejados, se faz necessária a sua análise, a identificação de sua causa-raiz e a determinação de ações corretivas e/ou preventivas para se retornar ao estado normal (resultado esperado). A maioria das decisões gerenciais são baseadas no "bom-senso" e na "experiência" dos funcionários, mas muitas vezes se faz necessária a análise com dados e fatos para a solução definitiva de um problema (desvio). Avaliação e Desenvolvimento de Fornecedores Parte cada vez mais importantes da cadeia produtiva (Fluxo de Valor), principalmente no controle e redução dos custos, os fornecedores podem impactar de forma significativa nos resultados de uma empresa. Desta forma, torna-se "vital" o bom desempenho dos fornecedores em relação a qualidade e a entrega de seus produtos/serviços. Normalmente são perceptíveis as necessidades e oportunidades de melhorias nos fornecedores, mas a atual limitação de recursos (técnico e/ou financeiro) das empresas tem ocasionado (eventualmente) o "rompimento" da cadeia de fornecimento, impactando de forma negativa nos resultados empresa. [Avaliação de Fornecedores] GESTÃO DE CUSTOS
Sistema de Custeio
Caso não haja um sistema de custeio claramente definido na empresa, sugerimos um sistema de custeio MISTO; este é composto em parte pelo sistema PADRÃO e outra por ABSORÇÃO. - Critérios de Rateio - Mapa de Custos - Custo do Produto/Processo e Mão de Obra Rentabilidade de Produtos Através de uma análise individualizada, devemos encontrar a diferença entre o lucro obtido com as vendas e os recursos empregados na fabricação de cada produto/serviço. - Tamanho de Lote Econômico - Margem de Contribuição - DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) Make or Buy É a análise de custo x benefício aplicado a uma determinada atividade. Ou seja, definimos se uma atividade é mais barata sendo realizada internamente ou externamente (terceirização). |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando a otimização dos fatores tanto internos quanto externos à empresa, atuando de forma inovadora. As estratégias de sobrevivência, de manutenção, de crescimento e de desenvolvimento ficam estabelecidas nesta etapa de gestão, através da formulação e implementação das estratégias definidas.
Desdobramento das Diretrizes
Toda empresa possui, implícita ou explicitamente, visão, valores, missão, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, projetos e planos de ação e, para alcançar os resultados desejados, é necessário que a empresa, respeitando determinadas normas e procedimentos, decomponha seus objetivos até que sejam transformados em ações e resultados.
Indicadores de Desempenho
São metas estabelecidas para o atingimento do objetivo maior da empresa, sua meta de sobrevivência e que devem ser desdobradas ao longo de todos os colaboradores. O processo de medir e avaliar desempenho significa estabelecer o que medir e selecionar, bem como medir, utilizando critérios de quantidade, qualidade, tempo e custo. A diferença entre a comparação do padrão e dos resultados atingidos e sua tratativa são o objetivo do controle de desempenho da empresa.
Desdobramento das Diretrizes
Toda empresa possui, implícita ou explicitamente, visão, valores, missão, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, projetos e planos de ação e, para alcançar os resultados desejados, é necessário que a empresa, respeitando determinadas normas e procedimentos, decomponha seus objetivos até que sejam transformados em ações e resultados.
Indicadores de Desempenho
São metas estabelecidas para o atingimento do objetivo maior da empresa, sua meta de sobrevivência e que devem ser desdobradas ao longo de todos os colaboradores. O processo de medir e avaliar desempenho significa estabelecer o que medir e selecionar, bem como medir, utilizando critérios de quantidade, qualidade, tempo e custo. A diferença entre a comparação do padrão e dos resultados atingidos e sua tratativa são o objetivo do controle de desempenho da empresa.